Na Floresta do Aruá, localizada a 53km do Aeroporto Internacional de Salvador e a 10 minutos da Vila da Praia do Forte, foram encontradas mais de 150 espécies de aves da Mata Atlântica.
O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, Parque Klaus Peters, é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia. Recebeu esse nome em homenagem ao visionário empresário paulista de descendência alemã que chegou a região encantado pelas belezas naturais e aqui encontrou condições favoráveis para integrar o desenvolvimento com a preservação da natureza.
O Parque possui uma trilha de piso intertravado de 3,6KM toda sinalizada com placas informativas e painéis sobre a fauna e flora da restinga, abriga espécies da fauna ameaçadas de extinção e orquídeas que só são encontradas na região. Em uma área de 254 hectares abriga em seus limites dunas e lagoas bem preservadas e ainda desconhecidas por parte dos turistas. O Parque abre diariamente das 06h às 18h, com entrada gratuita.
Algumas espécies que podem ser encontradas no parque.
As saídas para birdwatching acontecem com guia especializado.
Características do roteiro: Saída da Floresta do Aruá 6:00hs com destino ao Parque Municipal Klas Peters.
O Monumento Natural Península da Siribinha- MONAPS, localizada no município de Conde- BA, a 105km da Floresta do Aruá, abriga espécies ameaçadas e de relevante importância ecológica.
É dos recentes locais descobertos de ocorrência da tiriba-de-peito-cinza ou periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus), além do Gavião-caranguejeiro (Buteogallus aequinoctialis) e outras espécies.
Algumas espécies que podem ser encontradas na Siribinha.
Características do roteiro: Saída da Floresta do Aruá 4:30hs com destino ao Monumento Natural da Península de Siribinha.
Chegada no porto por volta das 6:00hs da manhã para saída de barco no Rio Itapicuru.
O Refúgio de Vida Silvestre da Sapiranga, criado através dos decreto 933/2023, com uma área de 755 hectares de Mata Atlântica em estado secundário de regeneração, é formada por Mata Atlântica densa e abriga espécies nativas da fauna e da flora característica, sendo habitat natural de alguns animais ameaçados de extinção, os quais podemos destacar as seguintes espécies de mamíferos: Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus); Ouriço preto (Chaetomys subspinosus); E as seguintes espécies de aves: Anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea); Papa-taoca-da-Bahia (Pyriglena atra); Barranqueiro-do-nordeste (Automolus lammi); Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus); Chorozinho-de-boné (Herpsilochmus pileatus); Apuim de cauda amarela (Touit surdus); Papagaio chauá ( Amazona rhodocorytha), além das espécies de manguezal como Savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea), Saracura-do-mangue (Aramides mangle), Garça-branca-grande (Ardea alba), Figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor), Batuíra-de-coleira (Charadrius collaris), Socozinho (Butorides striata), entre outras.
A Reserva Sapiranga é uma das ótimas opções de local para observação de aves na região. Localizada a aproximadamente 2 km da Praia do Forte, este espaço ecológico é recheado de belezas naturais, corredeira, rio, banho de cachoeira e muitas espécies da Flora e da Fauna.
Na reserva, correm três rios: o Pojuca, calmo e ideal para banho, o Terebu e o Sapiranga, que possui nascente no local, sendo próprio para consumo. As águas dos dois últimos se encontram e dão origem ao primeiro. Essas são apenas algumas das belezas naturais que compõem o local.
Algumas espécies que podem ser encontradas na Sapiranga.
Saída da Floresta do Aruá 6:00hs com destino a Reserva Sapiranga. O roteiro contempla trilhas pela reserva e saída de barco pelo Rio Pojuca para observação de aves do manguezal.